Creatina pode aliviar sintomas de depressão, aponta estudo

A creatina pode aumentar sua massa muscular magra, dar uma turbinada na energia antes do treino e até ajudar a dormir melhor. Agora, um novo estudo sugere que esse suplemento também pode ajudar a aliviar os sintomas da depressão.

Claro, isso não substitui os tratamentos convencionais para depressão, como a terapia e o uso de medicamentos. Mas pode se tornar um suporte extra para algumas das cerca de 21 milhões de pessoas nos EUA que enfrentam a depressão.

Aqui está o que você precisa saber sobre o suplemento e por que ele pode ser útil para a saúde mental.

Conheça a especialista: A Dra. Thea Gallagher, PsyD, é professora associada clínica no NYU Langone Health e coapresentadora do podcast Mind in View.

O que é creatina?

A creatina é um composto encontrado principalmente nos músculos do corpo e no cérebro, de acordo com a Clínica Mayo. Você pode obtê-la ao consumir frutos do mar e carne, mas o fígado, o pâncreas e os rins também produzem cerca de um grama por dia.

Além disso, a creatina está disponível em forma de suplemento, muitas vezes usada para ajudar no ganho de massa muscular e reduzir o risco de lesões, segundo a Clínica Mayo.

O que o estudo descobriu?

O estudo, publicado na revista European Neuropsychopharmacology em janeiro, acompanhou 100 pessoas com depressão ao longo de oito semanas. Os participantes foram divididos em dois grupos: um tomou creatina enquanto fazia terapia cognitivo-comportamental (TCC), e o outro recebeu placebo junto com TCC.

Ao final do estudo, os pesquisadores observaram que ambos os grupos apresentaram menos sintomas de depressão, mas as pontuações de depressão foram “significativamente” mais baixas entre aqueles que tomaram creatina.

Os resultados “sugerem que a creatina pode ser um suplemento útil e seguro para complementar a TCC no tratamento da depressão”, escreveram os pesquisadores na conclusão.

Como a creatina pode reduzir os sintomas da depressão?

Os pesquisadores não investigaram exatamente como a creatina pode aliviar os sintomas da depressão, apenas constataram que ela faz isso. No entanto, a creatina está ligada à saúde cerebral, então essa associação não é tão surpreendente.

Thea Gallagher, PsyD, lembra que baixos níveis de creatina estão conectados à redução dos sintomas depressivos. “A ideia é que, se você tomar um suplemento, talvez ele possa ajudar”, diz ela. “Mas parece que nem mesmo os pesquisadores entendem completamente o mecanismo.”

Quais são os outros benefícios da creatina?

Diversos estudos mostram que a creatina oferece uma série de outros benefícios potenciais, como:

  • Aumento da massa corporal magra
  • Mais energia
  • Recuperação muscular mais rápida
  • Melhora nas funções cognitivas
  • Redução dos efeitos da privação de sono a curto prazo
  • Estabilização dos níveis hormonais

As mulheres devem tomar creatina?

É sempre importante consultar um médico antes de começar qualquer suplemento, mas pesquisas indicam que a creatina pode beneficiar as mulheres.

Embora Gallagher diga que ainda são necessárias mais pesquisas para confirmar se a creatina realmente melhora a saúde mental, ela chama esses achados de “empolgantes”.

“É um suplemento vendido sem receita e uma intervenção viável”, afirma ela. “Pode ser um tratamento acessível para complementar o trabalho que você já está fazendo.”

Conheça as melhores creatinas para ajudar você →

Deixe um comentário